meistudies, 5º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - A virtualização do novo ecossistema midiático

Tamanho da fonte: 
Um mapeamento da cianotipia como ferramenta a serviço da atividade projetual do design contemporâneo
Ciro Bortolucci Baghim, Fernanda Henriques, Gabriela Simão Dias, Manuela de Azambuja

Última alteração: 2022-10-19

Resumo Expandido (Entre 450 e 700 palavras)


Como resposta à complexidade do mundo atual, em que o elevado fluxo de pessoas e informações torna fronteiras menos absolutas, o design se coloca como uma atividade transdisciplinar atravessada pelos processos de hibridização. De acordo com Moura (2015), a denominação design contemporâneo se aplica a projetos ou espaços ou produtos ou objetos ou todos esses integrados quando estes estabelecem relações complexas com os usuários, aprofundando e indo além das questões referentes à funcionalidade, uso, forma e conteúdo.

A partir desse movimento de mistura, aquilo que se tornou obsoleto com o avanço tecnológico pode recuperar pertinência quando hibridizado como instrumento projetual para a prática do design, o que segundo Henriques, Margadona e Gadotti (2017), é uma prática aliada aos processos criativos, pois ao promover a mescla de elementos distintos, pode originar sistemas inovadores.

Sendo assim, esta investigação busca compreender e identificar possibilidades de explorar uma técnica obsoleta, como a da cianotipia, na função de ferramenta imagética à serviço dos projetos de design.

Para que se compreenda o estado da arte da cianotipia relacionada ao design contemporâneo, será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica assistemática e exploratória nas bases de dados eletrônicas, que expandida também a portfólios online, utilizará a serigrafia como referencial para estruturar um repertório possível de aplicações da cianotipia, baseado nas semelhanças entre os processos.

A partir das palavras-chave “cianotipia” e “cyanotype”, buscou-se nas bases de dados eletrônicas artigos de acesso aberto que estivessem nos idiomas, português, inglês ou espanhol.

Nesta etapa, treze trabalhos foram encontrados e conforme a análise de seus resumos, utilizando como critério para um recorte mais objetivo, textos em que a cianotipia fosse abordada como tema central por suas propriedades gráficas, foram selecionados um total de cinco trabalhos. Neles, observou-se que a cianotipia tem sido usada como um meio artístico carregado de valor simbólico e também como método terapêutico aplicado a pacientes com quadros de Alzheimer ou demência precoce.

Continuando a investigação nos portfólios online disponíveis no site https://www.behance.net, foram encontrados, no campo do design gráfico, dezenas de trabalhos a partir das mesmas palavras-chave utilizadas anteriormente. Constatou-se então, que a cianotipia vem sendo usada para a manufatura, por exemplo, de capas de livros, livros de artista, cartões, cartazes, rótulos, peças de vestuário, além de inspirar o desenvolvimento de aplicativos digitais que simulam as características imagéticas do processo.

Posteriormente, na mesma plataforma, a busca foi repetida, mas com as palavras “serigrafia” e em inglês “silk screen”, a fim de conceber outras possibilidades de aplicação do cianótipo nos projetos de design com base nas semelhanças dos processos. No entanto, observou-se que no domínio em que suas qualidades gráficas se assemelham, ambos são utilizados de maneiras quase idênticas, diferenciando-se basicamente pelos efeitos subjetivos oriundos de suas materialidades.

Sendo assim, verificou-se um volume discrepante entre o que tem sido produzido academicamente sobre a cianotipia relacionada ao design, frente ao que tem sido exposto nos portfólios, o que indica uma possível necessidade de que o método seja estudado mais à fundo.

Além disso, ao comparar cianotipia e serigrafia, notou-se, até certo ponto, uma similaridade na aplicação dos processos, sem que um desponte como substituto do outro, visto que apesar das semelhanças, apresentam particularidades ímpares. No entanto, com relação aos cianótipos, essas características particulares ainda parecem ser pouco exploradas pelos projetistas quando comparadas à serigrafia, que comumente é utilizada para a obtenção de resultados muito específicos que não poderiam ser reproduzidos com outra técnica, enquanto com a cianotipia são mais raros exemplos assim.

Referências

Henriques, F., Margadona, L. A., & Gadotti, M. (2017). O Pensar Híbrido Contemporâneo no

Design e na Fotografia: Diálogos entre o Artesanal e o Digital. ISSN 2179-7374 - Abril de 2017 – Volume. 21 – Número 01, 198-208.

Moura, M. (2015). Design contemporâneo: poéticas da diversidade no cotidiano. In: Fiorin, E,

Landim, PC, and Leote, RS., orgs. Arte-ciência: processos criativos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, pp. 61-80. Desafios contemporâneos collection. ISBN 978-85-7983-624-4. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.


Palavras-chave


Design Contemporâneo; Cianotipia; Hibridismo.

Texto completo:

PDF - pt