meistudies, 4º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - Reflexões sobre o ecossistema midiático pós pandemia

Tamanho da fonte: 
Educação na Era Covid-19: Desafios da Linguagem Audiovisual, Jogos, Conexões e Interações dos Professores às Aulas Remotas
Elaine Garcia de Oliveira, Osvando de Morais

Última alteração: 2021-10-13

Resumo Expandido (Entre 450 e 700 palavras)


 

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os desafíos dos professores do Ensino Superior, com a interrupção e substituição das aulas presenciais, pelas aulas remotas, que precisaram se reorganizar com tempo, espaço e material pedagógico para utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação e dar continuidade ao proceso ensino-aprendizagem, devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia do COVID-19, desde março do ano de 2020. Com o avanço da educomunicação, muitos professores, sem experiência com a gravação e edição de vídeos, foram surpreendidos com o uso diário e obrigatório da linguagem audiovisual e técnicas comunicacionais para gravação dos materiais adequados aos alunos, dentro do cenário educacional, em que se levantou um panorama de desafíos, entre eles, a transformação digital, comportamental e social, com aparição nítida das desigualdades sociais, da falta de letramento digital, da relação desestruturada entre imigrantes digitais e nativos digitais e a dificuldade de professores em dar continuidade ao processo de ensinar e aprender, de forma igualitária, a todos os discentes, frente aos problemas de conexão e acesso à internet, sentimentos de medo e insegurança relacionados ao COVID-19 e despreparo de profesores com o uso de espaços virtuais. Com o uso das TDICS na educação, evidenciou o distanciamento entre alunos e professores, no que diz respeito, ao incentivo da pedagogia crítica, capaz de despertar nos alunos o desenvolvimento de liberdade, cidadania, realidade social e política; fazendo dos encontros educacionais uma troca de conhecimento e não apenas um depósito de informação repetitiva e de memorização.

A pesquisa tem como base, a revisão bibliográfica de artigos científicos e livros das áreas de comunicação, do audiovisual e da educação, com a finalidade de elaborar a construção de produções que possam ser aplicadas às aulas e ambientes educacionais, de forma a facilitar a função dos docentes e aprendizado teórico e prático dos discentes.

O presente artigo visa repensar a educação aliada à tecnologia e a preparação de professores para lidar com a linguagem audiovisual como forma de complementar a construção dos saberes e a troca de conhecimento durante os encontros virtuais com os alunos.  O Novo Normal, que todos já estão acostumados, agora requer habilidades, formas de ensinar e aprender e tecnologia dentro da sala de aula, que não será somente entre quatro paredes, mas por meio das metodologias ativas com propostas para contemporaneidade, como sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em projetos e ensino hibrido. A educação quebrou uma grande barreira entre os ensinos presenciais e híbridos, como o ensino à distância, educação inclusiva, ensino remoto, que estavam sendo discutidos há anos, mas que ainda faltavam força, vontade e coragem para serem colocados em prática. Transformar professores, muitos ainda imigrantes digitais, em youtubers, editores de vídeos, roteiristas, iluminadores e outras funções relacionadas ao audiovisual, acrescentou mais uma tarefa a rotina dos docentes.

 

Referências

Bacich, L.; Neto, A. T.; Trevisani, F. M. (2015). Ensino Híbrido personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Ed: Penso.

Bertocchi, S. (2013). Novos modos de aprender e ensinar. São Paulo: Fundação Eletrônica.

Cury, L. (2019). Tecnologias digitais nas interfaces da Comunicação/ Educação: desafios e perspectivas. Editora: CRV.

Gosciola, V. (2003). Roteiro para novas mídias do cinema às mídias interativas. São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Pinheiro, R. M. (2016). A contribuição da Educomunicação para o Ensino Superior. Revista Observatório, Palmas, v.2, n. Especial 1, p. 327-344, maio.

Rasquilhas, L.; Veras, M. (2019). Educação 4.0 – o mundo, a escola e o aluno na década 2020-2030, Editora: Unitá.

Reis, F. (2019). A Revolução 4.0 – a educação superior na era dos robôs. São Paulo: Editora de Cultura.

 


Palavras-chave


Educomunicação, Audiovisual, Tecnologias da Informação e Comunicação, COVID-19, Ensino Digital

Texto completo:

PDF - pt