meistudies, 3º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - Democracia, meios e pandemia

Tamanho da fonte: 
Participação online e Executivos Municipais: um estudo de ferramentas de participação em websites de prefeituras de Santa Catarina
Naiza Comel

Última alteração: 2020-11-12

Resumo


Nos últimos anos, as novas tecnologias de comunicação e informação (TIC) têm sido vistas como formas relevantes de promover a participação política e social dos cidadãos. Os novos dispositivos são considerados importantes para aumentar a transparência, a eficiência e a legitimidade do processo público e de tomada de decisões. Os diferentes usos destas plataformas por grupos políticos, instituições públicas, organizações da sociedade civil e do público em geral são pesquisados em um processo que os estudos convencionaram chamar de democracia digital.

Muitas das pesquisas realizadas indicam que o uso das comunicações mediadas por computadores favorece a construção de um novo espaço social com grande potencial para fortalecer a democracia. Entre estes estudos, estão os de participação online, diretamente ligados à possibilidade de consulta e diálogo com os cidadãos. Partindo desse pressuposto, este trabalho busca verificar se e como executivos municipais disponibilizam ferramentas de participação por meio de seus websites – mais especificamente, sete cidades do estado brasileiro de Santa Catarina.

A escolha de estudar prefeituras leva em conta que se trata da instância de governo mais próxima do cidadão e, desta forma, de maior impacto em seu cotidiano – é ali que deverá buscar informações sobre o medicamento que necessita, sobre o reparo da rua, sobre o orçamento municipal. A proposta se diferencia por ter como foco municípios do interior, ainda pouco estudados.

A análise, de caráter exploratório e qualitativo, busca investigar quais condições são dadas aos cidadãos para o contato online com seus representantes. Para chegar ao objetivo proposto, serão apresentados, primeiramente, os debates acerca da participação online, com relatos de pesquisas já realizadas. A segunda etapa do artigo deve trazer os procedimentos metodológicos e o detalhamento do corpus de pesquisa. Na sequência, serão apresentados os dados e reflexões sobre os resultados verificados, assim como as considerações finais.


Palavras-chave


Participação online; Websites; Prefeituras.

Texto completo:

PDF