meistudies, 2º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - O protagonismo da narrativa imagética

Tamanho da fonte: 
A imagem no Design de Embalagens: Tecnologias, evolução e inovação
Joe Wallace Wallace Cordeiro, Gilson Braviano

Última alteração: 2019-09-16

Resumo Expandido (Entre 450 e 700 palavras)

INFORMAR SE PARTICIPOU DO CONGRESSO INTERNACIONAL COMERTEC


Resumo

O Design de embalagens vem passando por mudanças ao longo das últimas décadas, graças às evoluções na tecnologia. Um dos principais elementos, tanto para o design, quanto para o marketing da embalagem, é a imagem, que, na cadeia produtiva, possui várias funções comunicacionais, desde a concepção de conceitos até o descarte do produto. Mediada pelo Designer, a concepção de imagens tem papel estratégico na venda de produtos, sendo cada vez mais importante o uso de novas tecnologias para potencializar os conceitos e os projetos. Este trabalho objetiva apresentar uma análise das tecnologias para a geração de imagens no contexto do Design de embalagens, utilizando como conceito os processos evolutivos dos paradigmas da imagem apresentados por Lucia Santaella.

 

Palavras-chave: Design de embalagens; imagem; representação.

 

Abstract

Packaging design has been changing over the last few decades, because technology  development. One of the main elements for both packaging design and marketing is the image, which in the production chain has various communication functions, from concept generation to product disposal. Controlled by the Designer, the conception of images plays a strategic role in the sale of products, and it is becoming increasingly important to use new technologies to enhance concepts and projects. This paper aims to present an analysis of technologies for image generation in the context of Packaging Design, using as concept the evolutionary processes of the image paradigms presented by Lucia Santaella.

Keyword: Package Design; image; representation.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Professor Doutor, UFSC – CCE - Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, SC, Brasil. gilson@cce.ufsc.br.

2 Mestrando, UFSC – CCE - Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, SC, Brasil. joewallac@gmail.com


 

Introdução

A embalagem envolve o Design gráfico e o Design de produtos estando estreitamente ligada à história da civilização humana, além de se inter-relacionar com a evolução tecnológica oriunda das necessidades básicas de consumo, principalmente com relação ao acondicionamento de alimentos Negrão (2008).

Estamos vivendo uma nova revolução industrial, conhecida como indústria 4.0, que tem como fatores importantes, a digitalização, a simulação e a interatividade.

Este trabalho aborda, teoricamente, ligações entre as inovações nas tecnologias de Design de embalagens, utilizando os conceitos sobre os paradigmas da imagem, apresentados por Santaella (2013).

O Conceito, a Representação e a Comunicação da Imagem no Design de Embalagem

O uso de imagens e sua retórica são vitais, no Design de embalagens, potencializando as vendas e conquistando novos mercados, porém, o exagero em modificar uma imagem que promova um produto pode ter resultados muito negativos Stewart (2010).

A evolução técnica na produção e utilização de imagens, pode ser compreendida pelos conceitos de Santaella (2013), onde a classificação parte do ponto relacionado entre objeto e  imagem e sua relação com a produção.

A Imagem e a Tecnologia

Baxter (2011), afirma que tecnologias CAD reduzem o tempo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos, gerando mais opções de escolha para os consumidores.

Conforme Burdek (2010), as representações artificiais de novos produtos e contextos podem ser implementadas com perfeição, seja por meio de realidade virtual ou por realidade aumentada, utilizando conjuntos de software e hardware e com o auxilio da internet, envolver os usuários e descentralizar a produção.

Considerações Finais

As novas tecnologias, como a realidade virtual e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes e acessíveis, criando novas oportunidades para os projetos de Design de embalagens. Cabe ao Designer explorar essas potencialidades participando do processo e adotando esses métodos em toda a cadeia de desenvolvimento de novos produtos.

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas

BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia prático para o Design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 2011.

BÜRDEK, Bernhard E. Design: História, Teoria e Prática do Design de Produto. São Paulo: Blucher, 2010.

MESTRINER, Fabio. Design de Embalagem: Curso Avançado. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.

NEGRÃO, Celso. Design de Embalagens: Do marketing à Produção. São Paulo: Novatec, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

STWERT, Bill. Design: Estratégias de design para embalagens. São Paulo: Blucher, 2010.


Palavras-chave


Design de embalagens; Imagem; Tecnologia

Texto completo:

PDF