Última alteração: 2019-01-17
Resumo Expandido (Entre 450 e 700 palavras)
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa 1
FERREIRA, Érica Reis Jeffery2
Resumo
Este trabalho é sobre o tratamento dado pelo Jornal Nacional à questão da imigração de venezuelanos no Brasil no período entre julho e setembro de 2018. O material será analisado a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Análise do Enquadramento e e pretende-se investigar os sentidos midiáticos relacionados à esta mobilidade. O percurso do trabalho inclui o recorte de uma reportagem veiculada no referido jornal para fins de análise para, desta forma, identificarem-se características deste produto jornalístico (relações, linguagem) e problematizar a relação entre a produção de sentidos midiática e os desafios na relação entre nacionais e não-nacionais.
Palavras-chave: migração, telejornalismo, fronteira.
1 Imigração Venezuelana no Brasil
Em meados de 2018, o Jornal Nacional levou ao conhecimento de seus receptores uma acentuada corrente imigratória de venezuelanos no Brasil, com entrada no país por meio da fronteira existente com o Estado de Roraima (RR). Segundo essa mídia, estes imigrantes se instalaram, principalmente, na cidade fronteiriça de Pacaraima, onde, segundo dados da prefeitura divulgados em agosto de 2018, estes imigrantes chegaram a representar 10% da população local (FÉLIX & COSTA, 2018). Trata-se de uma cobertura emblemática, uma vez que é entendida, no presente estudo, enquanto simbólica por ser uma das primeiras correntes imigratórias acentuadas no Brasil após a Nova Lei de Migração (Lei Número 13.445/2017), sancionada em maio de 2017 e que, ao contrário de regulamentações anteriores vigentes no país, possui uma abordagem humanística do tema, estando de acordo com os direitos assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) em detrimento de interesses político-econômicos do país (OLIVEIRA, 2017). Entrementes, a mídia também mostrou os conflitos decorrentes desta imigração, como a morte de imigrante por espancamento, fechamento e abertura da fronteira por ordem de um juiz de primeira instância e agressões mútuas ocorridas tanto em Pacaraima quanto em Boa Vista apontando que, além dos aspectos legais, outros fatores estão envolvidos na relação entre nacionais e estrangeiros, e um deles, objeto deste estudo, é a mídia.
O presente trabalho se propôs a analisar uma reportagem veiculada em 8 de setembro de 2018, em uma amostragem metodologicamente categorizada enquanto aleatória por conveniência, a fim de identificar o discurso midiático acerca deste fenômeno. O veículo escolhido foi o Jornal Nacional, em função de sua tradição, abrangência no território nacional e grande audiência (GOMES, 2005). A análise crítica do discurso, amparada em Van Djick (2005), evidenciou a existência de um discurso de rejeição ao imigrante, com o destaque para os problemas em decorrência da entrada deste grupo ao país, levando-se ao entendimento de que a solução da problemática seria a saída destes do país. A análise da relação entre texto e imagem, amparada em Barthes (1990), demonstrou que as imagens realizam uma função de fixação do que é afirmado pela linguagem verbal, contribuindo para a formação da imagem do imigrante enquanto problema, embora a emissora busque uma associação com o respeito à diversidade, aos direitos humanos e à alteridade.
2 Referencial Teórico
BARTHES, Rolland. A Retórica da Imagem. In: O Óbvio e o Obtuso: Ensaios Críticos III. Roland Barthes; tradução de Léa Novaes. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
DJIK, Teun A. Van. Discurso, Notícia e Ideologia: Estudos na Análise Crítica do Discurso. Campo das Letras: Porto, 2005.
FÉLIX, Jackson & COSTA, Emily. Após ataques de brasileiros, 1,2 mil venezuelanos deixaram o país, diz exército. G1. Boa Vista, 19 de agosto de 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/18/crise-na-fronteira-entre-brasil-e-venezuela-envolve-colapso-economico-e-queda-de-braco-judicial-entenda.ghtml. Acesso em 14 de dezembro de 2018.
GOMES, Itania Maria. Modo de Endereçamento no Telejornalismo no Horário Nobre Brasileiro: o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televião. Trabalho apresentado ao NP 07 Comunicação Audiovisual, do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. Rio de Janeiro, 2005.
OLIVEIRA, Antônio Tadeu Ribeiro. Nova lei brasileira de migrações: avanços, desafios e ameaças. Revista Brasileira de Estudos de População. Belo Horizonte,V. 34, n. 01, p. 171-179. Jan/abril 2017.
1Professora doutora, docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Goiás. E-mail: anacarolina.temer@gmail.com
2Mestranda pelo PPGCom da UFG. E-mail: erica_jeffy@hotmail.com