meistudies, 2º Congresso Ibero-americano sobre Ecologia dos Meios - Mulher e Gênero no Ecossistema Midiático

Tamanho da fonte: 
Onipresença e permanência da conectividade no Mobile Learning
Sergio Ricardo Quiroga

Última alteração: 2020-03-30

Resumo


As novas tecnologias se desenvolvem rapidamente e sofrem constantes inovações enquanto aumentam seu uso social. Todas as tecnologias chegam lentamente às escolas e organizações educacionais em geral. Muitas escolas argentinas encontraram-se a meio caminho do objetivo de alcançar uma cultura digital apropriada para os novos alunos que as povoam. Eles estão em uma área cinzenta, no meio entre a cultura analógica e suas paredes e a cultura digital e suas redes.

Por outro lado, as tecnologias móveis modificaram o cenário educacional, contribuindo para a conectividade, onipresença e permanência da educação, características dos dispositivos móveis nos sistemas de educação a distância. O uso dessas tecnologias permite que uma pessoa acesse o conteúdo, dentro do contexto em que ele pode ser encontrado, para obter um aprendizado significativo. A interseção entre educação on-line e dispositivos móveis é conhecida como "aprendizado móvel" (em inglês, m-Learning ou aprendizado móvel). M-Learning refere-se a ambientes de aprendizagem baseados em tecnologia móvel, destinados a melhorar e promover processos de ensino e aprendizagem.

O professor como ator principal, para enfrentar as novas mudanças, desafios e desafios de uma educação disruptiva, influenciada pela Indústria 4.0, apoiada por gestores educacionais que entendem essa revolução com a missão de educar o cidadão digital, em novas habilidades e competências para século 21. Para isso, a formação de professores deve fazer parte do próprio processo educacional, utilizando os bens que as tecnologias em uso promovem, mas sem desconsiderar suas limitações e possibilidades, mas gerando um uso útil e crítico.

Com essa ideia, propusemos em 2020 iniciar um processo de formação de professores que promova a aprendizagem móvel entre os educadores, para que eles possam gerar progressivamente a alfabetização dos alunos no m-Learning e favorecer o uso apropriado da tecnologia móvel como significa aprender, gerar novos conhecimentos e desenvolver o pensamento crítico. Os objetivos do treinamento foram focados no aprofundamento do conhecimento sobre os fundamentos básicos do m-Learning e na expansão de práticas e conhecimentos sobre o aprendizado colaborativo em tempo real através do m-Learning.

_______________________________________________________

 

APRESENTAÇÂO/PRESENTACIÓN


Palavras-chave


m-Learning, aprendizado, treinamento, uso crítico

Texto completo: PDF

Comentários sobre o trabalho

  • comentario
    C3L3S María Celeste Marrocco (2020-04-11)
  • comentario
    C3L3S María Celeste Marrocco (2020-04-11)
Visualizar todos os comentários